sábado, 26 de dezembro de 2009

Sonhar x Desejar


2009 foi um ano e tanto! Imagino que pra todos, foi um ano de muito esforço e correria, já que cada dia mais o tempo tem passado mais depressa. Isso me preocupa bastante, por que às vezes tenho a impressão de que não haverá tempo pra eu viver tudo aquilo que eu sonho.
Assistindo, hoje, à um programa de TV, ouvi uma frase de uma Senhora de seus 70 anos que disse 'Se eu tenho sonhos? Os meus sonhos todos se transformaram nessa tão bela realidade que eu vivo' - Isso foi extremamente interessante pra mim. Uma senhora tão vivida, tão humilde e de uma inteligência ímpar, declara que já não tem sonhos, por que tudo aquilo que almejava, já se tornou realidade. Se hoje no mundo, todas as pessoas pensassem assim, viveríamos incrivelmente felizes. Mas a verdade, é que a ambição e o poder são marcas características do ser humano capitalista, e este por sua vez, vive a sonhar, a almejar e a querer, muitas vezes sem poder querer. Perguntaram ainda à essa Ilustríssima Senhora, se ela tinha algum sonho material, onde a sua simplicidade e humildade de toda uma vida, não puderam oferecê-la, e ela respondeu que não, que a gente sonha com aquilo que o dinheiro não pode jamais comprar, por que aquilo que o dinheiro compra, não é mais um sonho e sim, um desejo.
Então, eu, essa pessoa tão insensata e ignorante, que tenho tantos desejos e tantas ambições, e ao mesmo tempo uma pessoa permeada de sonhos, parei pra pensar: - Qual a diferença em sonhar e desejar? Depois dos ensinamentos de uma matriarca de 70 anos, pude constatar que o sonho é uma dádiva de poucos e o desejo é o mal de muitos.
. . .
Assim, fica registrado aqui, um grande ensinamento, que talvez sirva de lição para muitas pessoas. Lembrando que sonhar é preciso, mas desejar não é necessário!
Em homenagem à todas as pessoas que tão vividas espalham suas experiências e modificam a vida de tanta gente. Hoje, em especial, à Grande Senhora que eu tanto lembrarei.

PS: Corrigindo o que eu disse numa postagem passada, existe sim uma grande leitora das minhas besteiras aqui escritas. Uma leitora e tanto! Obrigada, você me deixou motivada em escrever hoje e com certeza de agora em diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário