quinta-feira, 23 de julho de 2009

A amizade


Bem, hoje eu não tenho um assunto definido pra escrever. Prometi a uma amiga que falaria sobre ela nesse espaço aqui do blog... E fiz essa promessa justamente, por se tratar de um assunto que tive com ela, em relação à amizade. Esse sentimento que sentimos pelo outro consiste nas coisas mais simples que existem: um afeto, um carinho, uma afeição, um 'gostar', um 'querer bem', uma saudade, um ciumes bobo e passageiro... Tudo isso, apesar de parecer tão simples, muitas vezes tornam-se as formas mais puras de amar o próximo. São com os amigos que passamos a maior parte do tempo, que dividimos os momentos felizes, que compartilhamos os medos e as inseguranças, que sofremos as discórdias desonestas da vida, que sorrimos por horas sem temer nenhuma coisa que exista no mundo, que assistimos os melhores filmes, que discutimos as diferenças, que ligamos pra contar sobre o dia... Enfim, os amigos são sempre as melhores companhias que obtemos na vida!

Talvez a família não saiba cumprir o papel de um amigo e nem saiba ainda ocupar a falta que este amigo nos faz. Talvez um amor (marido, namorado, esposa) não saiba transparecer na mesma medida, a grandeza e simplicidade que significa a mão amiga. Talvez sozinho, o ser humano é incapaz de conseguir o seu 'lugar ao sol'; é incapaz também de lutar pelos seus sonhos, ou de ir em busca da sua felicidade.

Durante a infância, a criança se vê cercada de amigos por toda parte. Na cabeça desses pequenos, não existe o 'colega' ou o 'conhecido', por que todos são os 'amigos' e em todos se pode confiar.

Na adolescência, o jovem já não tem tanta liberdade, ele é mais desconfiado, ele é mais confuso e nunca se contenta com o jeito das pessoas de ser.

Na fase adulta, o homem, já amadurecido, entrega-se nos prazeres da vida deixando com que todos os que estão a sua volta, sejam aquele companheiro das festas, do casamento, do churrasco no fim da semana... Tudo começa a voltar como era antes... Bem antes, quando ainda eramos crianças e brincavamos de pega-pega com o estranho qe acabavamos de conhecer, mas que no outro dia de brincadeira era seu grande amiguinho!

E é assim, com a maioria dos seres humanos... Na velhice, somos saudosistas. Adoramos ver pessoas à nossa volta, nos enchemos de alegria quando um velho amigo nos faz uma visita. Ficamos com os olhos lacrimejantes, quando o filho que há muito não aparecia, manda uma carta ou uma notícia. O problema é que apenas e somente na velhice, damos valor em toda uma vida já vivida... É na nossa etapa final que nos arrependemos dos momentos não acompanhados, das vezes que deixamos pra tras uma história, das lembranças que tivemos felizes ao lado dos amigos que tanto nos fizeram bem. E infelizmente, é no momento mais remoto da nossa vida, que estamos prestes a entregar o nosso corpo à solidão suprema, que reconhecemos o quanto poderiamos ter vivido melhor!


E para aqueles que não cultivam seus amigos, seja ele criança, adolescente, idoso, menino, menina, negro, branco, amarelo ou azul ... Espero ter contribuido em pequena parcela, dando um chá de esperança de que amigos são muito faceis de se encontrar, e eles estão por toda parte. Basta somente, enchergarmos nos olhos da alma, daqueles que por toda a vida gostariam de ter estado ao nosso lado, fazendo dos nossos momentos, um motivo a mais de felicidade.


E como já dizia o filósofo,

Que é um amigo? É uma única alma habitando dois corpos!


Hmmmm, acho qe por hoje é só!

Obrigada a todos que completam a minha vida...

E em agradecimento maior ainda, a todos os meus amigos! Eu os amo... E não seria nada se não fossem voces pra me completar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário