terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Auto-Controle


Se tem uma coisa que todos os habitantes do Planeta Terra deveriam possuir é o auto-controle. Auto-controle para amar, para fazer amigos, para ser amigo, para respeitar, para entregar, para adquirir, para guardar, para dar. Controle da mente, do coração, do corpo e dos movimentos. Controle dos desejos mais profundos e das vontades mais insaciáveis. Controle da fala, do olhar e dos sorrisos. Controle das críticas - aah como esse é imprescindível!
O controle deveria ser inerente à pessoa humana. Assim como todos nascem com o cordão umbilical, fonte de alimento e principal ligação com o ventre materno, todos deveriam nascer e serem desenvolvidos pelo auto-controle.
Se você tem controle sobre sua vida e sobre seus atos, você tem controle sobre o mundo. Não tô falando do controle no sentido de poder controlar as pessoas e possuir tudo aquilo que se deseja. Não! Tô falando do controle capaz de fazer você pensar duas, três, quatro vezes antes de cometer um erro. Do controle que te leva aos acertos, do controle que te impede de ficar arrependido. Do controle que não te deixa sofrer. Esse sim é o controle que eu me refiro tanto.

As pessoas seriam mais donas de si mesmas. Seriam menos dependentes do resto do mundo e acho que as coisas funcionariam melhor.

Já imaginou se você pudesse ter controle sobre o amor?

Sei que muitas pessoas podem ler esse meu post com um olhar crítico, discordando em número, gênero e grau de tudo isso que eu escrevi. No entanto, eu vou ser firme na minha posição. Eu gostaria sim de ter auto-controle sobre tudo no mundo! Arrisco até em dizer que as pessoas pudessem ser mais felizes e que a humanidade precisaria menos de tantas coisas que hoje se fazem essenciais para a vida. Arrisco ainda em dizer que quem tem auto-controle sobre pequena parcela da sua vida, tem mais inteligência para agir no seu cotidiano e por isso, são mais recompensados pela própria vida.

Na minha lista de metas que pretendo seguir, o auto-controle sempre esteve entre os três primeiros lugares. Nesse ano não será nada diferente: Auto-Controle para agir, pensar, falar, demonstrar... Auto-controle para amar.

[post dedicado à mim mesma.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário