sábado, 16 de outubro de 2010

Agora o bicho vai pegar!

É estranho começar a leitura de um texto que se intitula: "Agora o bicho vai pegar!". Mas não, não há nada de errado com o título. É, vou falar do 'osso duro de roer', onde a coisa funciona no 'pega um pega geral e também vai pegar você'.
Tropa de Elite: para uns, uma vergonha para a sociedade brasileira, para outros, orgulho. É nesse misto de revolta, vergonha e orgulho, que um dos filmes mais assistidos pelo público brasileiro volta aos cinemas de todo o país na sua segunda edição. A promessa é que o filme seja palco de milhões de espectadores que o assistam e se emocionem.
Para mim, Tropa de Elite realmente é um filme espetacular. Não há como criticar um dos filmes brasileiros que mais retratou a realidade das nossas polícias e penitenciárias com tanta frieza, dureza e relismo. Não há como censurar um filme que deveria ser assistido por cada um dos indivíduos verde e amarelo que compõe o cenário dessa nação. Na verdade, eu acho que essa é uma obra cinematográfica que seria indispensável de se utilizar no ensino das escolas de todo o Brasil, para que principalmente os adolescentes assistam e reconheçam a realidade que infelizmente existe no nosso meio.
Eu, como estudante do curso de Direito tenho a obrigação de assistir ao Tropa, com outros olhos. E realmente, digo com toda a sinceridade, que é uma felicidade enorme pra mim, ver uma realidade nua e crua e notar que não só a gente, magistrados, juristas ou defensores da sociedade, reconhecemos que o Brasil precisa mudar! Uma obra desse nível, não é algo de simplesmente assistir. É necessário assisitir, revoltar-se, agir, consumir a sede de mudança, enjoar-se dessa massa de autoritarismo, corrupção e interesses próprios, é fundamentalmente necessário ainda oprimir, condenar e vestir a camisa das causas sociais como forma de mudança! Eu assisti aos dois Tropa de Elite. Me impressionei, emocionei, intriguei, revoltei. E agora? Quero profundamente agir! Necessito fazer algo que mude a situação que vi no filme. Não é por que o filme retrata a realidade carioca que não me sinto na obrigação de fazer algo. Não, não e não! A realidade carioca é a minha realidade, é a realidade nordestina, a nortista, a sulista, enfim, é a nossa realidade! É aquilo que define o país lá fora, no exterior. É dessa forma que os estrangeiros nos vêem e fazem de nós brasileiros uma imagem destorcida e aterrorizante!
É nesse país que você quer morar? É dessa situação que você se orgulha?
Eu não!
É, agora o bicho vai pegar. Lute, revolte-se, interesse pelas causas que são nossas! Combata dia a dia com garra e perseverança todos os 'bichos-papões' que caracterizam a nossa sociedade. Elimine o tráfico do seu bairro, não contribua com ele. Denuncie todo tipo de corrupção, suborno ou autoritarismo que você tenha sofrido. DEFINITIVAMENTE, deixe o bicho da revolta contaminar você! O Brasil, clama por mudança!


.

2 comentários:

  1. Em primeiro lugar, parabéns pelo texto. É realmente muito acertado seu comentário sobre o Tropa de Elite, o filme consegue retratar a realidade das metrópolis brasileiras.Oxalá, se Tropa de Elite houvesse despertado bons debates sobre a problemática da violência, mas vai passar como um mero blockbuster, um bom filme de ação, nada mais!
    Oxalá se o filme tivesse despertado a consciência de tantas pessoas como despertou a sua, mas não foi assim que o grande público recebeu o filme. Afinal, não será um mero filme que conseguirá despertar a consciência do povo brasileiro, que permanece "deitado eternamente em berço esplêndido!"
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto, principalmente por falar de um assunto tão discutido que é o caso " Tropa de Elite". É um filme de grande repercursão devido ao número de críticas e abordagens feitas à corrupção e violência. Só espero que a imagem passado pelo filme não seja a imagem que tenham do Brasil, pois acho que o Brasil possui muitas qualidades e elas também podem ser discutidas!

    ResponderExcluir